Presença Urbana do Design

Movimentos artísticos Contemporâneos

Hoje em dia é cada vez mais importante promover a identidade e as qualidades de uma cidade de forma a se afirmarem e diferenciarem numa rede urbana progressivamente competitiva.

Um aglomerado urbano, independentemente das suas dimensões, tem sempre a sua identidade própria, produto do meio natural, das suas funções, da sua localização, da herança do seu passado ou das perspectivas do seu futuro. Apesar da verificação, incontestável, de uma generalização dos produtos e métodos da técnica moderna, provocando uma salientada tendência para a uniformização das cidades ou vilas, não significa que se perca nestas a dimensão humana e não se procure resguardar a individualidade característica da cidade, uma vez que funciona como próprio estímulo da vida urbana.

Design como símbolo identificativo

Em vários exemplos, o equipamento dos espaços públicos urbanos está de tal forma ligado à identidade da sua cidade que lhe é “atribuído” um estatuto de ícone ou símbolo da mesma, pois ao visualizar qualquer imagem de um certo equipamento, somos automaticamente remetidos para a identificação da cidade. O mesmo acontece no sentido inverso, em que ao pensar numa cidade, assimilamos uma série de características, entre as quais o próprio mobiliário citadino, pelo seu estatuto de “imagem física” da cidade.

Alguns exemplos:













Comparação do equipamento | em vários centros urbanos

Ao comparar-se o diverso equipamento existente em várias urbes, é notório as diferenças e variedades que provêm das características e símbolos de cada cidade. Alguns exemplos na iluminação pública, demonstram este facto, onde cada produto foi desenhado com um princípio específico e características próprias, tendo em muitos casos, uma base histórica e simbólica associados ao local, distinguindo-se de outros equipamentos do género.



Os suportes públicos para bicicletas, noutro exemplo, demonstram, também, a variedade de formas de cidade para cidade, distinguindo-se, de igual modo, materiais e processos de fabrico diferentes, tal como na adequação estética a linhas modernas e simplistas ou até mais ousadas.


0 comentários:

Enviar um comentário